Fechar

ADEP-BA
Twitter Facebook RSS
Carregando...

Notícias

ADEP Bahia

Adep-BA marca presença em júri simulado de Zumbi dos Palmares

Defensores públicos, servidores, autoridades, representantes da sociedade civil e estudantes acompanharam nesta quinta-feira, 23, no auditório do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), na Federação, o júri simulado do líder quilombola Zumbi dos Palmares, 322 anos após sua morte. A Adep-BA esteve presente na simulação, representada pela vice-presidente da associação, Maria Teresa Zarif e pelo conselheiro, Pedro Fialho.

O julgamento fictício fez parte do projeto "Júri simulado - releitura do Direito na História", idealizado pela Defensoria Pública da Bahia como forma de resgatar os direitos de personagens da história que, à época, não puderam exercer a prerrogativa de todo acusado: o contraditório e a ampla defesa.

Durante o julgamento, os defensores públicos Ananda Benevides, Igor Raphael Santos e André Cerqueira representaram os papéis da juíza, do acusador e da defesa, respectivamente. Já o ator Sérgio Laurentino interpretou o personagem principal, Zumbi dos Palmares, morto e decapitado em 1695, em Pernambuco. Na encenação desta quinta-feira, Zumbi foi absolvido pelos jurados do crime de conspiração contra a Coroa Portuguesa.

Para a vice-presidente da associação o evento é fundamental para suscitar debates na sociedade. "Um evento como o de hoje é de vital importância, tanto pelo resgate histórico da figura de Zumbi dos Palmares, da luta contra a escravidão e pela igualdade racial, luta esta ainda tão atual, quanto pela necessária reafirmação do direito de defesa e das garantias constitucionais que lhe são inerentes, tão caras ao verdadeiro Estado democrático de Direito", sinaliza Zarif.

Além do júri simulado, os representantes da Adep-BA também acompanharam a palestra sobre o líder quilombola ministrada pela doutora em História e professora da UFBA, Wlamyra Albuquerque.

 

Publicada em: 23.11.2017

Fechar

Envie esta matéria para um amigo.

Central do Associado

Associe-se Plano estratégico de Implementação Qualicorp Defensor público: construindo cidadania! Pós-Graduação a Distância Pós-Graduação
Viewnet

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3244, sala 907, Edíficio Thomé de Souza, Pituba - Salvador/BA. CEP 41.800-700
Telefone: (71) 3321-4185 Fax: (71) 3321-4185, adepbahia@adepbahia.com.br