Fechar

Novembro Azul
Twitter Facebook RSS
Carregando...

Defensor em Destaque

06.11.2017

Defensora pública participa de mesa redonda sobre feminicídio

A defensora pública Fabiana Miranda foi uma das integrantes da mesa redonda "Feminicídio: por que o Brasil tem lugar de destaque?" realizada pela Editora Paulus, no último dia 28 de outubro, na Piedade.

Durante o evento, a defensora, que coordena a Equipe de Atendimento à População em Situação de Rua (Pop Rua) da Defensoria Pública, abordou o trabalho realizado na área da violência contra a mulher, com enfoque para as que estão em situação de rua.

Para a profissional, é muito importante discutir o feminicídio justamente pela posição de destaque que o país ocupa. Ela explica que a lei que alterou o Código Penal é muito recente, de 2015, e até então só feita uma condenação por feminicídio na Bahia, no Tribunal do Júri de Salvador, em maio deste ano.

"É importante que os profissionais do Direito possam discutir ao trabalhar este tipo de crime e que muitas mortes possam realmente ser identificadas como feminicídio e não como um homicídio simples contra a mulher. É importante a gente nominar, verbalizar, discutir, para que se tenha o real número de mulheres que são mortas por conta disso e para evitar que mais mulheres morram apenas pelo fato de serem mulheres ou de ter havido violência doméstica. Discutir é um trabalho de educação em Direitos Humanos para evitar que essas violações e mortes continuem a ocorrer", explica Fabiana.

Além dela, participaram ainda das discussões a jornalista Karla Maria, autora do livro "Mulheres Extraordinárias", lançado durante o evento; e a fundadora do Movimento População de Rua da Bahia, Maria Lúcia Santos.

Fechar

Envie esta matéria para um amigo.

Central do Associado

Associe-se Plano estratégico de Implementação Qualicorp Defensor público: construindo cidadania! Pós-Graduação a Distância Pós-Graduação
Viewnet

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3244, sala 907, Edíficio Thomé de Souza, Pituba - Salvador/BA. CEP 41.800-700
Telefone: (71) 3321-4185 Fax: (71) 3321-4185, adepbahia@adepbahia.com.br